Oficina de Ciências – Situação de Aprendizagem
Tema: Ciências e Tecnologia - Energia no cotidiano e no
sistema produtivo
Situação de Aprendizagem: Transformações na produção de
energia
Ano/série: 7ª. Série- 8º. Ano
Habilidades:
·
Reconhecer aspectos favoráveis e
desfavoráveis das diferentes formas de geração de eletricidade.
·
Reconhecer vantagens do uso de fontes
renováveis de energia no mundo atual, com base em textos.
Grupo de competências: I e III
Aulas previstas: 5 aulas
Sondagens:
·
Questionar os alunos sobre as formas de
obtenção de energia, qual o caminho da energia desde sua fonte até o consumo
final.
·
Através de fotos mostrar as fontes de
produção de energia elétrica sem contudo a identificação das mesmas.
·
Solicitar dos alunos a elaboração de hipóteses
sobre as fontes geradoras de energia e a distribuição desta para o centro
consumidor.
Problematização:
·
De onde vem a eletricidade que chega em
nossas casas? Dividir os alunos em grupos. Após a discussão propor um painel
com as possíveis respostas.
·
Como explicar a ocorrência de “apagões” ao
longo do ano em sua cidade ou em outras regiões do país?
·
Arnald gerente de produção de uma indústria
em franco desenvolvimento recebe uma missão para encontrar uma região para
implantar uma filial.
Todos os estudos levaram a região Nordeste
que seria um polo favorável para a implantação da empresa.
Mas um problema foi verificado que dificultaria o
desenvolvimento da ideia de ampliação, pois a região apresenta um déficit no
abastecimento de energia. Qual a proposta viável para Arnald sugerir ao
presidente da empresa para sanar este
problema e garantir a construção desta filial na região nordeste?
Contextualização: fontes
texto sobre os diversos tipos de energia
Busca de dados de forma diversificada: Pesquisa para o
aluno
·
Buscar nos sites de procura: Infográficos
relativos ao assunto e apresentação em sala.( De acordo com os grupos formados
no início do trabalho)
·
Construção de tabela com argumentos
favoráveis e desfavoráveis na geração de energia elétrica em diferentes tipos
de usinas.
Aprendizagem significativa e evolução conceitual: forma
de relacionar o conhecimento
Com o que ele aprendeu
Sistematização do conhecimento interpretação de texto
sobre fonte de energia , organização de conceitos através de aulas expositivas
e dialogadas, checagem das hipóteses.
Aplicação do
conhecimento em situações novas:
·
Construção de maquetes referentes as fontes
produtoras de Energia Elétrica.
·
Construção de folders.
·
Exposição na escola para divulgação do
trabalho.
Avaliação:
·
Verificar a participação dos alunos nas
atividades em grupo e nas discussões compartilhadas em classe, execução e
qualidade da síntese.
Proposta da Avaliação:
·
Questão exemplo para analisar o grau de
conhecimento sobre o assunto:
Atividade proposta pela
avaliação saresp de 2010.
1) -
As usinas eólicas representam uma alternativa na produção de energia elétrica
de uma forma “limpa”. Nestas usinas, os ventos colocam um sistema de várias
hélices em movimento. Neste caso, podemos afirmar que a principal conversão de
energia é:
Fonte:
Usina eólica da Taíba
http://www.wobben.com.br/usina3.jpg
(A) mecânica → química.
(B) química → mecânica.
(C) mecânica → elétrica.
(D) química → térmica.
(E) elétrica → química.
·
Avaliação contínua com
situações problemas, interpretação de textos, imagens, infográficos;
·
Relatórios de visitas propostas
na situação de aprendizagem;
·
Avaliação das atividades
desenvolvidas em sala de aula como as maquetes e folders;
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