segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Oficina de Ciências – Situação de Aprendizagem
Tema: Ciências e Tecnologia - Energia no cotidiano e no sistema produtivo
Situação de Aprendizagem: Transformações na produção de energia
Ano/série: 7ª. Série- 8º. Ano
Habilidades:
·         Reconhecer aspectos favoráveis e desfavoráveis das diferentes formas de geração de eletricidade.
·         Reconhecer vantagens do uso de fontes renováveis de energia no mundo atual, com base em textos.
Grupo de competências: I e III
Aulas previstas: 5 aulas
Sondagens:
·         Questionar os alunos sobre as formas de obtenção de energia, qual o caminho da energia desde sua fonte até o consumo final.
·         Através de fotos mostrar as fontes de produção de energia elétrica sem contudo a identificação das mesmas.
·         Solicitar dos alunos a elaboração de hipóteses sobre as fontes geradoras de energia e a distribuição desta para o centro consumidor.

Problematização:

·         De onde vem a eletricidade que chega em nossas casas? Dividir os alunos em grupos. Após a discussão propor um painel com as possíveis respostas.
·         Como explicar a ocorrência de “apagões” ao longo do ano em sua cidade ou em outras regiões do país?
·         Arnald gerente de produção de uma indústria em franco desenvolvimento recebe uma missão para encontrar uma região para implantar uma filial.
Todos os estudos levaram a região Nordeste que seria um polo favorável para a implantação da empresa.
Mas um problema foi verificado que dificultaria o desenvolvimento da ideia de ampliação, pois a região apresenta um déficit no abastecimento de energia. Qual a proposta viável para Arnald sugerir ao presidente da empresa  para sanar este problema e garantir a construção desta filial na região nordeste?
Contextualização: fontes texto sobre os diversos tipos de energia
·         www.suapesquisa.com/energia/
·         www.ccee.org.br
·         www.planetseed.com
·         http://abr.ai/162NMXY




Busca de dados de forma diversificada: Pesquisa para o aluno
·         Buscar nos sites de procura: Infográficos relativos ao assunto e apresentação em sala.( De acordo com os grupos formados no início do trabalho)
·         Construção de tabela com argumentos favoráveis e desfavoráveis na geração de energia elétrica em diferentes tipos de usinas.


Aprendizagem significativa e evolução conceitual: forma de relacionar o conhecimento
·         Visita a uma usina no Estado de São Paulo www.aestiete.com.br,
·         Outro endereço:   www.eletronuclear.gov.br ,

Com o que ele aprendeu
Sistematização do conhecimento interpretação de texto sobre fonte de energia , organização de conceitos através de aulas expositivas e dialogadas, checagem das hipóteses.
 Aplicação do conhecimento em situações novas:  
·         Construção de maquetes referentes as fontes produtoras de Energia Elétrica.
·         Construção de folders.
·         Exposição na escola para divulgação do trabalho.


Avaliação:
·         Verificar a participação dos alunos nas atividades em grupo e nas discussões compartilhadas em classe, execução e qualidade da síntese.
Proposta da Avaliação:
·         Questão exemplo para analisar o grau de conhecimento sobre o assunto:
Atividade proposta pela avaliação saresp de 2010.
1) - As usinas eólicas representam uma alternativa na produção de energia elétrica de uma forma “limpa”. Nestas usinas, os ventos colocam um sistema de várias hélices em movimento. Neste caso, podemos afirmar que a principal conversão de energia é:
 Fonte: Usina eólica da Taíba
http://www.wobben.com.br/usina3.jpg

(A) mecânica química.
(B) química mecânica.
(C) mecânica elétrica.
(D) química térmica.
(E) elétrica química.

·         Avaliação contínua com situações problemas, interpretação de textos, imagens, infográficos;
·         Relatórios de visitas propostas na situação de aprendizagem;
·         Avaliação das atividades desenvolvidas em sala de aula como as maquetes e folders;


Nenhum comentário:

Postar um comentário